top of page

CETEFE

 

A Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (CETEFE) é uma instituição que funciona graças a parcerias e busca dar amparo para as pessoas com diferentes deficiências em aspectos físicos e sociais. Os três grandes acordos são com a ENAP, Escola Nacional de Administração Pública, onde é sediado o núcleo central do CETEFE e se realizam atividades desde bebês até idosos. Todo o auxílio que a instituição tem a oferecer é gratuita, com material, professor e estrutura física inclusos.

 

 

As turmas matutinas e vespertinas de natação atendem aproximadamente 80 alunos com diferentes deficiências

A parceria com a Secretaria da Educação leva os professores para o Centro de Treinamento. E outra importante parceira é a Secretaria do Esporte e Lazer do Distrito Federal, que auxilia na organização das atividades do CETEFE em 11 centros olímpicos espalhados pelas regiões administrativas do DF. Com a descentralização das atividades no núcleo central busca-se atender toda a comunidade e evitar que pessoas deixem de frequentar a instituição pela dificuldade de deslocamento formam uma linha de atuação que busca auxiliar o cumprimento de legalidades e direitos sociais dos deficientes, como a obtenção passe livre, isenção de imposto de veículos, marcação de consultas médicas e ajuda com ações jurídicas.

Os iniciantes do tiro com arco frequentam as aulas na sede do CETEFE, enquanto os atletas de alto rendimento treinam no Clube do Exército

Para começar a frequentar as atividades basta entrar no site do CETEFE e acessar a página “agende sua avaliação”. O interessado pode preencher um formulário de acordo com a sua deficiência e em até cinco dias receberá um comunicado com o dia e horário de sua avaliação funcional. Na data marcada, o encontro irá servir para saber o que a pessoa pode ou não fazer, quais serão as estimulações físicas necessárias, quais as recomendações de treinamento e qual o programa mais adequado.

A musculação traz inúmeros benefícios para os deficientes: no caso de cadeirantes, o fortalecimento dos membros inferiores é importante e dos membros superiores é determinante para a qualidade de vida. Além de elevar a autoestima e evitar problemas como a obesidade.

 

O CETEFE também tem uma relação com o Hospital Sarah Kubitschek, que faz a primeira assistência após um trauma que leve a pessoa a uma deficiência, com auxílio da parte médica, acompanhamento de doenças e auxílio para a vida prática. Após o momento de usar como reabilitação, o Sarah encaminha seus pacientes para o desenvolvimento do esporte no CETEFE, para que as pessoas deem continuidade em suas vidas e vejam outra concepção da reabilitação: a de que o mundo vai muito além da existência da deficiência.

A hidroestimulação é um método criado pela equipe do CETEFE e tem o objetivo de reabilitação através de estimulação funcional corporal, sendo destinado para pessoas com disfunção motora, esquelética, muscular ou articular

No segundo semestre de 2015 o CETEFE conta com 882 crianças frequentando suas atividades e 190 pessoas com treinos de alto rendimento em 15 diferentes modalidades. Ao todo, são 1200 pessoas envolvidas com as atividades. Assim, o CETEFE oferece diversão e bem-estar físico e psicológico através do esporte, além de oferecer oportunidades e mostrar na prática para os deficientes o que eles são capazes que, muitas vezes, é muito mais do que imaginam.

Dentro do programa esportivo do CETEFE, a bocha é uma opção para as pessoas com deficiência física e comprometimento significativo nos quatro membros

© 2015 by Isabella Campedelli. All rights reserved.

 

bottom of page